Verrugas anais
As verrugas anais são causadas pelo papilomavírus humano (HPV), você sabia?
Dr. Sebastião Dutra.
12/1/20253 min read


As verrugas anais são causadas pelo papilomavírus humano (HPV) e são encontradas na região perianal e no interior do ânus, como pequenas saliências papilomatosas na pele ou grupos de nódulos de vários tamanhos e formas.
Embora as verrugas sejam a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum, elas não são transmitidas exclusivamente pelo contato sexual.
Qualquer contato direto do ânus com uma parte do corpo ou com um objeto que carregue carga viral e haja lise da mucosa (mesmo com simples contato com a pele, com os dedos ou com auxílios sexuais), é suficiente para infectar o área e manifestam verrugas anais.
Além disso, as verrugas anais podem se manifestar como uma infecção de uma área genital já infectada da mesma pessoa.
O HPV é o vírus mais comumente transmitido de humano para humano. Uma pesquisa científica provou que 30% das pessoas que nunca tiveram relações anais podem desenvolver uma infecção pelo vírus, em oposição a 60-70% das pessoas que têm.
Além do interior do ânus e da pele perianal, o HPV causa verrugas nas seguintes áreas:
Cavidade oral, lábios, língua, palato e faringe.
A vulva, a vagina, a região pubiana, a região perineal e a virilha.
A uretra, pênis e escroto.
O uso de preservativo protege contra o HPV e o aparecimento de verrugas?
O uso de preservativo é sempre considerado necessário, porém não protege completamente contra a infecção pelo HPV e o aparecimento de verrugas anais.
A infecção pelo HPV só causa verrugas?
Além das verrugas, o HPV pode criar displasias/alterações na mucosa que são condições pré-cancerosas que podem potencialmente evoluir para malignidades se o paciente não for tratado adequadamente.
Quantos tipos de vírus existem e quais são as cepas perigosas?
Até o momento, mais de 150 tipos diferentes de HPV foram isolados. Algumas dessas cepas têm o potencial de causar câncer e, portanto, são caracterizadas como de "alto" risco, sendo as cepas 16 e 18 as mais comuns.
As cepas de "baixo" risco do vírus são 6, 11, 42, 43 e 44.
Quais são os sintomas das verrugas anais?
No início, as verrugas anais não criam sintomas. Às vezes, eles causam coceira e queimação na área, enquanto às vezes podem sangrar.
Se as verrugas não forem tratadas, elas crescem e se multiplicam com o risco de cobrir grandes áreas causando lesões de pele perigosas, deformidades e câncer.
Como as verrugas anais são diagnosticadas?
O cirurgião diagnosticará as verrugas presentes na região anal externa por meio de um simples exame da área e com uma visão geral.
Como as verrugas só podem ficar de 5 a 7 centímetros dentro do ânus, o Cirurgião submeterá o paciente a um exame simples e indolor, a anuscopia.
Podemos ainda detectar áreas suspeitas no exame de anuscopia de alta resolução (digital) com coloração pelo ácido acético, a fim de investigar o "mosaico" que será criado na mucosa.
Além disso, o Cirurgião pode encaminhar uma paciente do sexo feminino para um exame ginecológico e colposcopia.
Em alguns casos, quando o Cirurgião detecta lesões na área examinada, ele pode fazer biópsias (pequenos pedaços de tecido das manchas), para posterior estadiamento das lesões - neoplasia intra-epitelial anal (LSIL e HSIL) e Papanicolau anal para identificar o vírus HPV.
Como é feito o tratamento das lesões?
O tratamento precoce das verrugas anais é o fator mais importante para evitar a possibilidade de carcinogênese e recorrência.
Existem diversas formas de tratamento, entre eles podemos citar a aplicação de podofilina, ácido tricloroacético ou ainda eletrocauterização (queimadura a laser) das lesões.
Lembrando que o vírus continua no organismo, podendo haver recorrência principalmente em situações de baixa imunidade.
Agende já sua consulta para maiores esclarecimentos.




Contato
Agende sua consulta com facilidade aqui.
Dr. Sebastião Dutra de Morais Junior
CRM-SC 36387
RQE 24664 e 24665
drsebastiaodutra@gmail.com
(47) 99156-2006
© 2025. All rights reserved.
lOCAL DE ATENDIMENTO
BRUSQUE - SC
Rua Melchior Heil, 20. Centro 1.
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Rua Max Doose, 156, 5 andar.
Convênios e particulares
Convênios atendidos:
ACEITA MAIS DE 20 CONVÊNIOS no hospital Hcor - balneário camboriú
Amil, Bradesco, Sul América, Notredame, Assim Saúde, Petrobras, Postal Saúde.
Pladisa, Funservir, Geap, Cassi, Saúde Caixa, SC Saúde, Lifeday, Clinipam, Mediservice, Omint, Paraná Premium, Pro-rim, entre outros.

